terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O que é Globalização?

Ainda no clima de férias vem uma piadinha aí sobre a globalização...

Pergunta: Qual é a mais correta definição de Globalização?

Resposta: A Morte da Princesa Diana...

Pergunta: Por quê?

Resposta: Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês,conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos. E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates), e, provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan, e um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma conexão paraguaia Isto é, caros amigos...

*GLOBALIZAÇÃO !!!*

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Como funciona o cinema 3D

Mês de Férias (pelo menos para vocês alunos)... Hora de se divertir bastante, curtir o verão aqui em nosso hemisfério, e esperar o novo ano letivo. Enquanto isso, muito cinema, praia e etc...
Então, em comemoração segue uma mini matéria de como funcionam os cinemas 3D.

Para entender um pouco como funciona o cinema 3D, coloquei abaixo os cinco passos extraidos do Jornal O Povo:

1) Capturando as imagens: são utilizadas duas câmeras, uma para capturar imagens para o olho direito e outra para o esquerdo. Quanto mais distante, mais a imagem parecerá real ou ‘fora da tela’.

2) Edição: como são utilizadas duas câmeras, o filme em 3D tem 48 quadros por segundo, o dobro utilizado nos filmes convencionais, sendo 24 visualizadas pelo olho direito e as outras 24 com o olho esquerdo.

3) Projeção: a luz do retroprojetor vai à tela em espiral e os quadros se alternam, pois uns giram para um sentido e os demais giram para um sentido contrário. Além disso, a tela é refletiva (prateada), permitindo que essa luz passe a idéia de ir além de uma tela normal.

4) Os óculos: possuem filtros de polaridade, o que permite que cada olho capte um quadro, como se cada pessoa visse a mesma coisa através de dois focos diferentes.



5) O cérebro: a distância entre os dois olhos fazem com que vejamos a mesma coisa sob ângulos diferentes. Com base nessas duas imagens vistas por cada olho, o cérebro nos engana e forma uma terceira imagem, proporcionando a profundidade da cena através da terceira dimensão.

É… Parece que esta ‘novidade’ vai dar o que falar. E quem sabe até reduzir a pirataria, já que a TV não passa a idéia da terceira dimensão com fidelidade. E aguardem as novidades dessa modalidade de vídeo, pois vi em um desses sites de cinema que o diretor do Titanic estaria lançando uma nova versão do filme em 3D. Você está preparado pra embarcar neste navio? Sejam bem-vindos à modernidade!